Páginas

Vintage x Antigo x Retrô

Realmente causa confusão. Vários termos para várias situações...
‘Vint + age’ é uma expressão inglesa utilizada pelos produtores de vinho e significa ‘a idade do vinho’. Como o termo se tornou popular, várias áreas se apropriaram para definir seus produtos.

Em moda, o estilo vintage transforma em referência o melhor de todas as décadas. Assim podemos dizer que tudo o que relembre os anos 20, 30, 40, 50, 60 e 70 pode ser denominado dessa forma. Alguns profissionais/ estilistas atribuem o retorno da moda 80´s um certo teor "vintage", mas, por ser relativamente recente, o termo não é corretamente atribuído a esta década.

Mas como distinguir o que é vintage do que é antigo?
O que vale na distinção é o valor de moda, a história e o estilo que a peça carrega. Todos juntos. Do contrário, ela será apenas antiga. Isso na prática quer dizer que tudo que é vintage é mais caro do que é simplesmente um artigo antigo. O lugar correto de se achar roupas vintage é no baú da sua mãe, avó ou em brechós especializados.

Para completar o racioncínio, retiro um trecho de uma definição de Cajon DeSastre do site Oficina de Estilo: “Para uma peça ser vintage os requisitos são os seguintes: ter pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilsta, não haver sofrido nenhuma transformação, representar um instante de moda e estar em perfeito estado.”

Em resumo: Podemos dizer que peça vintage é diferente de estilo vintage. A peça precisa ser original de época, o estilo é uma combinação que parece ser de época. Estilo vintage = Estilo retrô. Antigo, simplesmente quer dizer velho, mas conservado...

Para compor um look vintage/ retrô, sem se fantasiar ou parecer um personagem de filme, é preciso misturar peças de época com outras atuais. Assim você conseguirá um resultado que tenha a sua cara, e em versão contemporânea.

Uma atriz - que serve de bom exemplo - e facilmente é vista em estilo retrô é a jovem Mischa Barton. Seu estilo, de tão popular e reconhecido, lhe rendeu uma marca de bolsas.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails