Para pensar: Dieta das roupas

Heidi Hackemer inciou
um desafio anticonsumo
Dieta das roupas
edição Marcia Bindo | design Rita Carvalho

Apesar de indispensáveis, as roupas podem ser economizadas. Prova disso é o projeto “Six Items or Less” (Seis peças ou menos), iniciado pela publicitária nova-iorquina Heidi Hackemer e sua amiga londrina Tamsin Davies. 

Em um papo filosófico sobre a energia gasta diariamente na escolha das roupas, as duas resolveram fazer uma brincadeira, quase uma aposta: ficar um mês usando apenas seis peças. Outras pessoas gostaram de ideia, juntaram-se a elas, e de repente um monte de gente estava participando. Foram mais de 100 pessoas espalhadas pelo mundo dispostas a fazer o teste. 

O motivo principal dos participantes acabou sendo o anticonsumismo, mas muitas outras questões acabaram sendo levantadas. “Será que a pessoa fica com a criatividade mais livre quando não se preocupa com o que está vestindo?”, divaga Heidi. “Preferimos não escolher uma bandeira para levantar. Mas minhas atitudes com relação ao uso e à compra de roupas mudaram muito com essa experiência”, diz ela. 

A primeira experiência aconteceu em julho, mas fez tanto sucesso que outras já estão programadas. Pelo site, os participantes registram suas experiências e aprendem com os outros. sixitemsorless.com

Fonte: Revista Vida Simples, ano 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails