Como misturar estampas [Outono/Inverno 2009]

A grande maioria das mulheres tem medo de misturar estampas. De fato, é muito mais fácil compor com peças lisas do que com estampas... Na verdade essa é uma tendência que já pegou na decoração e chegou forte nesse inverno. Mas que há tempos ela vem sendo usada nas ruas e adotada por algumas marcas mais descoladas.

A estilista Adriana Barra é mestre no assunto. Difícil é ver alguma peça lisa ou discreta em sua coleção. A marca carioca Farm também tem como linha de trabalho a mistura de peças com padronagens de estampas diferentes. Talvez por isso tenha se tornado a marca brasiliera que mais cresce no país...

O resultado dessa "mistureba" é um visual jovial, descolado e alegre. Tira a mesmice do dia-a-dia. Experimente você também!

Vestidos Adriana Barra coleção outono-inverno 2009


Dicas de uso:
COR
A cor é o ponto de partida, coordene estampas com alguma coloração em comum. Quanto mais cores em comum, mais harmônico ficará o visual. Os fundos escuros afinam a silhueta e os claros são mais fáceis de usar com outras estampas. Os tons quentes, como amarelo e vermelho, ampliam o volume. Já os frios, como verde e azul, fazem o efeito contrário.

Vestidos, blusas ou batas, que estão próximas ao rosto, devem ser analisados quanto ao nível de contraste entre a pele X o cabelo:
- pouco contraste entre a pele e o cabelo = estampa com pouco ou quase nenhum contraste;
- médio contraste entre a pele e o cabelo = nível médio pra estampa;
- grande contraste entre a pele e o cabelo = estampas bem contrastante é o ideal.
>>> Peles e cabelos mais escuros, pedem estampas mais claras.


Exemplo de cabelos X peles claras. Bata em tons suaves. Foto: Farm/ coleção inverno 2009
Exemplo de harmonização de listras com estampa floral.
Exemplo de harmonização de listras com poás.

TAMANHO
Proporção é a palavra de ordem. Estampas maiores tendem a ficar melhor em pessoas maiores. Já as menores valem para todas. Assim como as listras, as regras para as estampas são as mesmas: As que fluem na vertical afinam e alongam, enquanto as que fluem na horizontal, alargam.

ESTILO
Estampas iguais - pedem escalas visuais diferentes. Por exemplo, parte de cima grande e parte de baixo miudinha.
Estampas diferentes - como listras X xadrezes ou florais X listras - pedem escalas visuais semelhantes para não brigarem uma com a outra. Ambas têm que mais ou menos se equivaler.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails