Páginas

Clareando os fios

Saindo do cabelo castanho escuro e
clareando sem química: com shampoo
Pintar o cabelo parece fácil, mas de repente nos deparamos com inúmeras cores de tinta, números de até 4 dígitos para distinguir uma única tonalidade! Errar acaba sendo mais fácil que acertar. 

Assim como a grande maioria das mulheres não entendo de tonalização e menos ainda de coloração. Mas aprendi que a cor que estampa as embalagens assim como o nome dado à cor (além de mudar de fabricante para fabricante) pouco tem a ver com a cor real que ficará em seus cabelos. 

O que é fato, experimentado na prática, é que a cor sempre fica mais escura do que o esperado. Portanto, escolha um ou dois tons abaixo da cor desejada para alcançar o seu objetivo. 


Na intenção de cobrir meus fios brancos decidi pintar o cabelo em casa mesmo, já que havia passado por dois profissionais que não acertaram na tonalização. Após ficar quase uma hora frente à prateleira comprei o Castanho Médio - porque partes do comprimento do meu cabelo estavam muito claras. Meu objetivo era aparentemente simples: cobrir os fios brancos mantendo a cor Castanho Claro do meu cabelo. Para minha surpresa o resultado foi um Preto Azulado.

E para corrigir a cor? 
O mais importante a se ter em mente é que tinta não clareia tinta. Então, nos restam outras opções para clarear os fios pintados:

POR MEIO DE QUÍMICA
1- Se você quiser corrigir em um mesmo dia a opção é: fazer o processo de decapagem no salão ou usar o DekapColor em casa para retirar a tinta e posteriormente passar a nova cor desejada. Em alguns casos é possível fazer tudo em um único dia, mas vale ressaltar que é uma química corrigindo a outra e isso certamente agride qualquer cabelo. Se estiver com ele um pouco ressecado ou quebradiço acho que não vale a pena arriscar;

2- É possível passar uma tinta um ou dois tons (no máximo!) abaixo da sua cor atual. O resultado será bem discreto e o primeiro mês é apenas a primeira etapa. A cada mês continue diminuindo a tonalidade até atingir a cor desejada. Essas etapas podem durar até quatro meses;

POR MEIO DE PACIÊNCIA
1- Tintura e tonalizante saem com as lavagens, mas o tonalizante sai mais rápido. Usando um shampoo de limpeza profunda ou anti-resíduos é possível acelerar esse processo. Mas lembre-se: juntamente com a coloração qualquer outro tipo de processo químico que esteja no cabelo (como: progressiva, alisamento ou hidratação profunda) irá sair junto. Quando usado com frequencia esse tipo de shampoo resseca um pouco os fios. Para compensar, é necessário fazer bastante hidratação e até mesmo trocar o condicionador por uma máscara hidratante para trazer um aspecto mais saudável aos fios;

2- Uma quarta opção, menos agressiva ainda, é usar um Shampoo à base de Camomila para ajudar a clarear os fios. A diferença entre esses dois métodos é que a Camomila - além de ser mais natural - faz um leve clareamento do cabelo puxando a tonalidade para o dourado, coisa que o Anti-Resíduos não faz. Ainda usando a camomila, caso deseje acelerar um pouco essa fase e realçar o dourado, faça o chá da planta, espere atingir a temperatura ambiente e borrife em todo o cabelos e deixe agir por aproximadamente 45 minutos. Se você ficar ao sol, o dourado ficará ainda mais intenso.

MINHA DICA
Usei o shampoo anti-resíduos da Sencience por quatro lavagens (em cada uma delas é possível perceber a tintura se desbotando) quando troquei pelo shampoo de camomila e macadâmia da Phytoervas, para obter um clareamento gradual e natural e também evitar o ressecamento que é característico do Purify. No meu caso como as pontas estão muito mais escuras que a raiz a primeira lavagem vai somente na  área que precisa de mais atenção. Em seguida prossigo com a higienização normalmente. Em apenas duas lavagens com o Phytoervas já vi alguns fios levemente dourados e algumas partes do cabelo que chegaram a uma cor castanho claro. Na foto, a impressão é que fiquei com mechas largas, mas pessoalmente o resultado está ficando bom e uniforme.
É possível ver nessa foto alguns fios levemente dourados
Essas são as ferramentas que irão lhe ajudar a clarear gradualmente e de forma natural os seus cabelos.

Um comentário:

Anônimo disse...

E já fiz isso igualzinho a você. Tenho estresse de salão de beleza. Da última vez que fui fiquei horas esperando mesmo tendo agendado. Agora só vou para tingir quando está precisando em todo cabelo, já que tenho branco só nas laterias e eu mesma faço. E quando faço a minha escova de cisteína para domar o volumão. Essa fico a tarde inteira lá dentro, odeio! Mas sei que é necessário. Também fiz isso de pintar eu mesma, escolhi castanho claro e ficou mais escuro do que tava, envelheceu meu semblante! E olhe que o meu cabelo é bem escuro, mas num tom avermelhado. Mas melhorou quando fui fazer de novo a cisteína, ela clareia dois tons. Ficou um castanho escuro com reflexos avermelhados e acabei gostando. Bjos.

Related Posts with Thumbnails