Ao contrário da identidade corporativa que define quem a empresa é, a imagem corporativa define como a empresa se parece, como ela é percebida. O termo imagem é geralmente associado ao sentido da visão, ou, na melhor das hipóteses, às percepções sensoriais.
O processo de formação de uma imagem é um processo sempre complexo. Ele é o resultado de uma abstração que cada indivíduo forma em sua mente - a partir de operações de simplificação - com atributos mais ou menos representativos para ele. Estes atributos, são, em sua maioria, provenientes de três fontes de informação:
1) Os meios de comunicação de massa;
2) As relações interpessoais;
3) E a experiência pessoal.
Em resumo, a imagem corporativa é constituída por retalhos do que a empresa é, o que a empresa faz e o que a empresa diz.
E é exatamente aí que a Imagem Corporativa atribuí-se da qualidade da equipe de frente, com colaboradores que, por meio da sua qualidade em atendimento e estilo de vestimenta, transmitem os valores dos quais a empresa preza.
Por exemplo, se uma empresa de tecnologia adota terninhos como uniforme padrão, poderá transmitir uma idéia conservadora para seus clientes. No entanto, se não souber adaptar as tendências de moda na vestimenta, poderá parecer desatualizado ou desinformado. Em qualquer uma das duas situações, a imagem corporativa transmitida certamente irá contra os princípios gerais de uma empresa que vende tecnologia. Isso faz com que se forme uma imagem confusa, onde as peças não se encaixam.
Por isso, as empresas têm voltado as atenções às vantagens da uniformização ou da qualificação teórica de seus funcionários. E para tal empreendimento, elas contam com os profissionais de consultoria de marketing de moda para implementar a chamada “moda corporativa” (por meio de palestras e treinamentos) ou “roupas profissionais” (com o desenvolvimento de uniformes).
Veja fotos do portifólio da Campanha Consultoria
Conheça algumas palestras já realizadas pela empresa acessando:
Um comentário:
Parabéns pelo blog!
Leitura certa!
beijinhos,
Thatá
Postar um comentário